Prefeitura de Taquaritinga lança Carteira de Identificação para Pessoas com Transtorno do Espectro Autista (CIPTEA)

Compartilhe esta notícia:

Na manhã desta segunda-feira (15), a Prefeitura de Taquaritinga promoveu o lançamento oficial da Carteira de Identificação da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista (CIPTEA). A cerimônia, realizada na Cidade Administrativa, contou com a presença do prefeito Vanderlei Mársico, do vice-prefeito Luiz Fernando, da secretária municipal de Saúde, Eleonora Pagliuso, do vereador Luciano Azevedo, autor do projeto, além de vereadores, secretários e diretores municipais.

A CIPTEA tem como objetivo garantir direitos e facilitar o acesso a atendimentos prioritários nos serviços municipais para as pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA). Com o cartão, os portadores terão prioridade no atendimento nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs), na Unidade de Pronto Atendimento (UPA), assim como em filas de bancos e casas lotéricas, entre outros serviços.

Para obter a CIPTEA, é necessário que um familiar compareça à Cidade Administrativa, no setor do Cartão Vida Melhor, acompanhado da pessoa com TEA, portando os documentos pessoais e um laudo médico que comprove o diagnóstico de autismo.

Essa iniciativa da Prefeitura de Taquaritinga, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, é resultado do projeto de lei apresentado pelo vereador Luciano Azevedo, que foi aprovado por unanimidade na Câmara de Taquaritinga.

A CIPTEA representa um importante avanço na inclusão e no amparo às pessoas com Transtorno do Espectro Autista. A partir de agora, será possível identificar de forma clara e objetiva os portadores do TEA, proporcionando-lhes acesso prioritário aos serviços essenciais e contribuindo para uma maior qualidade de vida.

Essa iniciativa é um reflexo do compromisso da administração municipal em promover a inclusão social e garantir o respeito aos direitos das pessoas com TEA. Acredita-se que a implementação da CIPTEA contribuirá para uma sociedade mais justa e igualitária, em que todas as pessoas tenham oportunidades equitativas e sejam valorizadas em sua plenitude.

A cerimônia de lançamento da CIPTEA representa um marco importante para a cidade de Taquaritinga, demonstrando o empenho do poder público em promover a inclusão e o bem-estar de todos os cidadãos, independentemente de suas condições particulares. A expectativa é de que essa iniciativa seja um exemplo a ser seguido por outras localidades, visando a criação de políticas públicas mais inclusivas e sensíveis às necessidades das pessoas com Transtorno do Espectro Autista.

Compartilhe esta notícia: